Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva e Inclusiva é uma abordagem educacional que visa garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou necessidades especiais, tenham acesso a uma educação de qualidade. É um direito fundamental de todas as crianças e jovens, e uma sociedade verdadeiramente inclusiva é aquela que valoriza e promove a diversidade em todos os aspectos, inclusiva na educação.
Pós-graduação em em Educação Especial e Inclusiva, oferta alternativas de estudo e pesquisa sobre como atender as variadas necessidades educacionais de forma inclusiva. A apropriação de conteúdos específicos ao tema e a condução didática para atuação na prática pedagógica, visa ampliar o repertório teórico e fundamentar a ação pedagógica dos profissionais da educação. Este curso atende aos seguintes critérios legais: – Lei n° 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; – Parecer nº 17/01-CNE/CEB, que fundamenta a Resolução 02/2001/CNE/CEB; – Deliberação n.º 02/03-CEE-PR, que dispõe as normas para a Educação Especial, na modalidade da Educação Básica, para alunos com necessidades educacionais especiais, no Sistema de Ensino do Estado do Paraná; – Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – Portaria Ministerial nº 555/2007 – MEC; – Parecer nº 07/2014 do CEE-PR, referente à Proposta de Ajustes na Organização das Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial, para oferta da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – Anos iniciais (1º e 2° anos) da Educação de Jovens e Adultos – Fase I e da Educação Profissional; – Instrução n.º 005/2015 – SEED/SUED; – Resolução SEE/MG 2686 – Anexo IV – Tópico 2.3; 1º; – Instrução n.º 04/2016 – SEED/SUED. Proporciona um aprofundamento teórico-metodológico necessário à prática pedagógica dos profissionais envolvidos no trabalho com a pessoa que necessita de acompanhamento especial. Propicia um conhecimento abrangente em relação à inclusão da pessoa com necessidades especiais no ensino regular e sobre a educação inclusiva.
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.